Aspectos Psicopedagógicos: deficiências, altas habilidades e dificuldades de aprendizagem


Professora Ms. Fernanda Garcia Perez

DIA 20 DE ABRIL DE 2011

Slides mais Estudo de caso


ESTUDO DE CASO

J. é um menino de 10 anos, estudante de uma escola pública, na sua entrevista inicial com a mãe temos os seguintes dados de anamnese:

Pais foram casados durante a gravidez logo após separando-se ao nascimento de J., nasceu de cesariana, com apgar 5 e 9 (aos 5 minutos), iniciou sua marcha com 1 ano e 08 meses, falau palavras aos 2 anos e meio, ao qual, ate então balbuciava e vocalizava.
Apresentou agressividade constante durante o processo de amamentação, mordidas e forte sucção. Sua entrada na escola foi dificultosa devido à  sua inquietação, dificuldade de respeitar limites e baixa tolerância à frustração. A professora sugeriu que os pais procurassem um profissional especializado.

A mãe consultou com uma psiquiatra e a mesma receitou Risperidona e Fluoxetina, a avaliação neurológica consta sob realização de Ressonância Magnética, aspectos existentes "leve mal rotação do Hipocampo Esquerdo, não acompanhado de esclerose, este achado deve ter análise cautelosa, visto que pode ser encontrado em pacientes assintomáticos." O parecer da professora temos características de excelente comunicação, porém não consegue segurar seus impulsos, quando contrariado, apelando para o choro e principalmente à agressão verbal e física, atitudes preocupantes. Diferencial na área da linguagem e na rapidez que responde os questionamentos.

A avaliação psicológica foi utilizado o Raven Infantil e o WISC III, entre todas essas características citadas acima tem-se um Quociente de Inteligência acima de 175.

1. Analisando a anamnese há algo fora do padrão de normalidade esperado no desenvolvimento infantil desse menino? Caso sim?, detalhe-os.
2. Esse tipo de medicação utilizada pela psiquiatra é normalmente manipulada para quais patologias mentais?
3. Alterações no Hipocampo podem trazer dificuldades neurológicas? quais seriam elas?
4. Fazendo uma análise geral, desse caso, qual a Hipótese Diagnóstica dessa criança?



Material complementar enviado pela professora Fernanda
Curso de hiperatividade/transtorno de déficit de atenção

Há outros que estão no email da turma.

DIA 13 DE ABRIL DE 2011


Tdah
View more presentations from mrcapoa.



DIA 06 DE ABRIL DE 2011

Abaixo link (Pdf) dos livros sugeridos pela professora.

Alícia Fernandes             

Slides trabalhados em aula




Curso de hiperatividade/transtorno de déficit de atençãonn